Rui Águas: "Jogo com Ajax é de tudo ou nada para o Benfica"
23-02-2022 - 12:45
 • José Barata

Antigo avançado sublinha a importância do jogo da Liga dos Campeões para os encarnados. Rui Águas entende que o Benfica deve jogar de forma compacta para vencer o Ajax.

Rui Águas, antigo avançado do Benfica, considera que a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, frente ao Ajax, na Luz, será um jogo de tudo ou nada para a equipa treinada por Nélson Veríssimo, que poderá sentir alguma pressão psicológica.

Em entrevista a Bola Branca, o antigo jogador assinala que a Champions "é uma nova oportunidade" para o Benfica, esta época, e que, mesmo sendo um jogo complicado, "pode também marcar uma viragem".

"Em função do que tem sido o rendimento da equipa, dos resultados, da posição no campeonato e a importância que tem sempre a Liga dos Campeões, diria que é um jogo de tudo ou nada para o Benfica. Sendo bastante complicado este adversário, veremos o que sucede. As competições europeias e o campeonato são diferentes, mas a cabeça dos jogadores é a mesma, e o estado mental e a confiança, ou a falta dela, têm muitas vezes influência na prestação dos atletas", sublinha.

Rui Águas frisa que o trabalho de recuperação mental da equipa "é uma tarefa difícil mesmo para um psicólogo, quanto mais" para Veríssimo: "Tem de ser um trabalho coletivo coletivo, porque o treinador não pode, de repente, inventar uma fórmula de sucesso. Assim, seria simples."

"A recuperação tem muito ver com a força coletiva da equipa e com a intervenção dos jogadores com maior peso. Neste jogo, a maneira como correr inicialmente vai ser fundamental para a prestação da equipa", avisa o antigo internacional português, nesta entrevista à Renascença.

Conservadorismo vs. otimismo


Atendendo ao mau momento, na opinião de Rui Águas, o Benfica deve apresentar-se de forma compacta e comedida frente ao Ajax.

"A segurança da equipa é fundamental, assim como não sofrer golos, mesmo sendo um pouco contra a história do clube. Normal seria falar-se de outra maneira, mas, tendo em conta o adversário e o momento, não sofrer golos é fundamental e jogar de uma maneira mais compacta também. E aproveitar as oportunidades de golo que surgirem. O otimismo não é a palavra que se aplica neste momento à equipa, mas o Benfica também tem o seu poder e pode dar a volta neste momento importante."

O Benfica-Ajax está marcado para as 20h00, na Luz, e tem relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.