O Papa visitou os sem-abrigo que são acolhidos no novo dormitório inaugurado pela Esmolaria Apostólica (Santa Sé), em Roma. Francisco quis conhecer pessoalmente a nova estrutura e a sua visita durou cerca de meia hora.
Esta visita aconteceu quinta-feira. O Papa partiu após o final dos trabalhos do Sínodo rumo ao dormitório da “Via dei Penitenzieri”, perto das colunatas de Bernini, um espaço colocado à disposição pela Cúria Geral da Companhia de Jesus.
“Os 30 hóspedes do dormitório acolheram com alegria o Papa, que os saudou afectuosamente um por um”, refere a nota da sala de imprensa da Santa Sé.
O dormitório, que recebeu o nome de “Dom de Misericórdia”, foi aberto a 7 de Outubro, na memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário. Acolhe até 34 pessoas sem-abrigo (homens) a quem é oferecido o jantar e o pequeno-almoço, antes de saírem.
O Papa foi acolhido pelo esmoler pontifício, Arcebispo Konrad Krajewski, pelo prepósito-Geral dos jesuítas, padre Adolfo Nicolás, e por três religiosas que desempenham o seu serviço junto dos voluntários.
O edifício oferecido pela Casa Geral da Companhia de Jesus (Roma) era utilizado por uma agência de viagens, até há poucos meses, e desta forma, a ordem religiosa quis responder aos apelos do Papa de disponibilizar edifícios a pessoas necessitadas e em dificuldade.