A Marinha dos Estados Unidos confirma três casos de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNI), que foram registados em vídeo.
Os militares norte-americanos não conseguem explicar a origem dos objetos observados por pilotos em pleno voo, em 2004 e 2015, nem avançam qualquer teoria.
Os objetos que podem ser vistos em três clipes militares desclassificados são “um fenómeno aéreo não identificado”, disse à CNN o porta-voz da Marinha, Joe Gradisher.
Os vídeos, revelados em dezembro de 2017 e março de 2018, pela organização “The Stars Academy of Arts & Sciences”, mostram um objeto oblongo, a movimentar-se rapidamente, e a ser captado pelo sensor de infravermelhos de um caça.
Num dos episódios, o piloto consegue fixar o alvo, mas o objeto acelera e sai do alcance dos sensores do avião que o perseguia.
Noutros dois vídeos ficaram registadas conversas em que os pilotos mostram surpresa pelo fenómeno que acabaram de presenciar. Num dos casos, um militar questiona se poderá ser um drone.
Em declarações à CNN, o porta-voz da Marinha, Joe Gradisher, explica que a transparência em relação ao avistamento de “fenómenos aéreos não identificados” tem como objetivo encorajar os formandos a relatarem “incursões” no espaço aéreo que possam ameaçar a segurança dos pilotos.
“Durante muitos anos os nossos pilotos não relatavam estas incursões devido ao estigma relacionado com a terminologia anterior e teorias sobre o poderia ou não estar nesses vídeos”, refere Joe Gradisher.