Veja também:
A Câmara Municipal de Lisboa vai ativar na segunda-feria, a partir das 19h00, o plano de contingência para proteger os sem-abrigo do frio.
A autarquia vai abrir o Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco, na freguesia de São Vicente, onde serão disponibilizados agasalhos, comida e espaços de higiene.
No passado sábado, a autarquia já tinha admitido que estava tudo pronto para ativar o plano de contingência.
As estações do Metro do Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente também estarão abertas durante a noite para acolher os sem-abrigo.
Além destes apoios, as equipas de rua vão também distribuir comida e agasalhos pela cidade. As pessoas que vivem na rua estão a ser avisadas sobre os locais onde se podem dirigir e os apoios que podem ter nos próximos dias, em que as temperaturas vão descer.
Este reforço tinha sido anunciado no início de janeiro pelo vereador dos Direitos Sociais, Ricardo Robles.
O plano de contingência da Câmara de Lisboa em relação ao frio é ativado quando se verificam temperaturas mínimas de três ou menos graus celsius por dois dias consecutivos, mas os critérios podem ser alterados de acordo com a sensação térmica.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas rondarão os cinco graus celsius na segunda-feira, diminuindo nos dias seguintes.