Falta de radiologistas à noite não vai prejudicar doentes, garante Hospital de São José
17-05-2018 - 08:18

O São José vai deixar de ter médico radiologista entre a meia-noite e as 8h00. Hospital diz que é "uma boa prática de recursos humanos", comum "a nível internacional".

O hospital de São José desvaloriza as críticas à ausência de médicos radiologistas durante a noite, realçando que é uma prática comum em vários hospitais, quer em Portugal quer a nível internacional.

“Trata-se de uma boa prática de recursos humanos”, acrescenta o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), em resposta escrita a um pedido de esclarecimento da Renascença.

O hospital garante que “não há prejuízo para os utentes nem quaisquer perdas de tempo ou qualidade face aos relatórios de exames produzidos pelos médicos residentes”. Os profissionais exteriores ao hospital que realizem os relatórios de exames "ficam disponíveis, por contrato, a prestar todos os esclarecimentos adicionais que forem considerados necessários", pode ainda ler-se no esclarecimento do CHLC.

A partir de 1 de junho, o Hospital de São José, em Lisboa, vai deixar de ter um médico radiologista entre a meia-noite e as 8h00. Serão técnicos a efetuar os exames, que depois vão ser avaliados por um médico via telemedicina.