Casos de Covid aumentam e DGS sugere uso de máscara a infetados
28-06-2024 - 17:51
 • Olímpia Mairos

“É um aumento que, apesar de ser identificado, é inferior àquele que aconteceu o ano passado durante o verão”, diz Rita Sá Machado. Na quarta-feira, contaram-se 18 mortes, não havendo registo de um valor tão alto desde 13 de julho de 2022.

Numa altura em que estão a aumentar os casos de Covid-19 no país, Rita Sá Machado recomenda o reforço das medidas básicas de prevenção e controlo de infeção, como o uso de máscara por doentes infetados. A diretora-geral de Saúde falava em Pedras Salgadas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde apresentou o plano de contingência da Direção Geral de Saúde para o verão.

“É um aumento que, apesar de estar identificado, é inferior àquele que aconteceu o ano passado durante o verão”, assinalou Rita Sá Machado, recomendando, no entanto, que nas situações em que surjam algum tipo de sintomatologia deve recorrer-se ao uso da máscara e manter o distanciamento físico.

Segundo a diretora da DGS, este aumento de incidência deve-se a “uma sublinhagem” e, avisa, “é algo que as pessoas residentes em Portugal podem continuar à espera de acontecer ao longo dos próximos anos”.

Por isso mesmo, “é importante mantermos estes cuidados e, na altura da vacinação sazonal, fazer a inoculação da vacina”, aconselha Rita Sá Machado.

Nos últimos 7 dias, os números da DGS apontam para 2613 novas infeções e 83 mortes por Covid-19. Na quarta-feira, contaram-se 18 mortes, não havendo registo de um valor tão alto desde 13 de julho de 2022.