Tóquio informou, esta quinta-feira, ter registado 1.308 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de casos desde janeiro passado (seis meses), a oito dias do arranque dos Jogos Olímpicos.
A capital do Japão acolherá as Olimpíadas entre 23 de julho e 8 de agosto, após o adiamento por um ano devido à pandemia.
Pelo segundo dia consecutivo, Tóquio ultrapassa a barreira dos 1.000 novos casos diários do novo coronavírus, número que não era registado há seis meses e que vem confirmar uma tendência de crescimento que tem sido verificada no último mês, segundo o executivo da capital.
A cidade tem observado um grande aumento de casos desde a semana passada, situação que levou o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, a declarar um novo estado de emergência (o quarto desde o início da crise pandémica) na região de Tóquio, que vigorará até 22 de agosto e que coincidirá com a celebração dos Jogos Olímpicos.
Após a declaração do estado de emergência, o comité organizador dos Jogos Olímpicos, as autoridades locais e o Governo japonês anunciaram a decisão de realizar o evento sem público.
A par das bancadas sem espetadores, os Jogos Olímpicos serão realizados num ambiente de inúmeras restrições sem precedentes para todos os atletas participantes, nomeadamente uma limitação de circulação à zona olímpica e um acompanhamento constante do seu estado de saúde, entre outras medidas.