A Rússia está a comprar armas à Coreia do Norte para utilizar na guerra contra a Ucrânia, indica um relatório dos serviços secretos dos Estados Unidos.
Foi revelado por fontes oficiais americanas que esta aquisição de artilharia se deverá manter com o prolongar da guerra. Acrescentam que este dado revela uma “severa escassez de equipamento” por parte das Forças Armadas russas.
Após esta informação ter sido divulgada pelo jornal "The New York Times", o Ministério da Defesa ucraniano pronunciou-se no Twitter.
O Ministério da Defesa da Ucrânia afirma que enquanto está a adotar as ideologias da NATO, a Rússia está a adotar a ideologia norte -coreana, quer no que toca ao equipamento militar, à política e até à qualidade de vida.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, culpa os Estados Unidos pelo conflito na Ucrânia e acusa a civilização ocidental de ter uma ideologia baseada na hegemonia. Este é o motivo apresentado pelo partido único da Coreia do Norte para apoiar o uso de força por parte da Rússia.
No último mês, a Coreia do Norte reconheceu a independência de dois territórios na zona leste da Ucrânia - Donetsk e Luhansk - e comprometeu-se a consolidar a amizade com Moscovo.
Fontes oficiais do Governo americano acreditam que as sanções económicas impostas à Rússia pela Europa e pelos Estados Unidos têm sido eficazes.