Veja também:
- Interactivo. Legionella. 100 mortos em 10 anos, em Portugal
- Perguntas e respostas: O que é a legionella? Quais são os sintomas?
Há mais um caso de legionella no surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, avançou esta terça-feira a Direcção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infectadas com a bactéria é agora de 51.
Seis doentes estão internados nos cuidados intensivos e 26 em enfermaria, indica o boletim epidemológico.
O surto de legionella provocou cinco mortos desde 31 de Outubro.
Todas as pessoas infectadas têm "história de doença crónica ou factores de risco", segundo a DGS.
Das 51 pessoas com legionella, um total de 13 tiveram alta clínica.
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse na semana passada que o surto tinha entrado na "curva descendente" e previu que o número de casos deixasse de aumentar a partir do início da desta semana.
"Muito próximo do apuramento dos factos"
O ministro da Saúde afirmou esta terça-feira que se está "muito próximo do apuramento dos factos" que permitirão identificar "a tal falha técnica" que levou à infecção de 51 pessoas com legionella no Hospital São Francisco Xavier.
Questionado se tem a certeza de que, desde que as autoridades souberam da presença da bactéria no Hospital São Francisco Xavier, ninguém mais foi infectado com legionella naquele espaço, o ministro foi taxativo: "Sim, há a certeza absoluta sobre isso. Isso é uma questão que a Direção-Geral da Saúde, com muito cuidado, com muita atenção, acautelou. Essa certeza existe".