A Infraestruturas de Portugal (IP) autorizou em março um investimento de 30 milhões de euros, entre 2025 e 2029, na ligação ferroviária do Minho, no troço que liga Nine, no distrito de Braga, a Viana do Castelo. As obras são para a supressão de passagens de nível no troço de quase 43 quilómetros.
De acordo com o despacho publicado na quinta-feira em Diário da República (DR), a empreitada para a "Linha do Minho - Nine-Viana - Desnivelamentos" terá início em 2025, com um investimento de 2,1 milhões de euros.
O documento prevê para 2026 um investimento de mais de 6,7 milhões de euros, em 2027 serão aplicados 11.357.142,81 euros, no ano seguinte nove milhões de euros e, em 2029, 750 mil euros.
O investimento autorizado resulta de um despacho de dezembro de 2023, do anterior Governo, que delegou na IP a competência para a concretização dos procedimentos necessários para assegurar investimentos ferroviários previstos no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030).
A empreitada insere-se no "Programa de Segurança Ferroviária, Renovação e Reabilitação, Redução de Ruído e Adaptação às Alterações Climáticas" do PNI 2030, que prevê a supressão de 155 passagens de nível em toda a rede, assim como a automatização de 79.
A modernização e eletrificação da Linha do Minho, que representou um investimento total de 86 milhões de euros, foi cofinanciada com 68 milhões de fundos do programa Compete 2020.
A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo, que ficou concluída em julho de 2019, custou 16 milhões e a eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença, concluída em 2021, custou 18 milhões de euros.