Francisco Assis defende a realização de eleições legislativas antecipadas. Em declarações ao programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, Assis considera que o actual Governo está limitado pelas posições dos partidos de esquerda que sustentam, no Parlamento, o Governo.
“O que nós temos presenciado nos últimos dias veio tornar claro aquilo que é a tragédia desta legislatura. Nós temos um governo do PS que, a meu ver, tem governado de forma moderada de acordo com a tradição e as referências do Partido Socialista, mas que se apoia numa maioria parlamentar de esquerda que, como se vê, em múltiplos aspectos, facilmente se desvanece”, explica.
O eurodeputado socialista alerta ainda para outra situação que considera trágica.
“As condições para o entendimento à direita nas áreas em que não é possível à esquerda estão profundamente deterioradas nesta legislatura. Acho que estamos a viver um momento em que é o momento em que se percebe melhor aquilo que tem sido e vai continuar a ser o elemento trágico da legislatura. E é trágico porque é paralisante, em muitos momentos e em muitos aspectos, é paralisante”, acrescentou.
Perante este cenário, Assis defende a realização de eleições legislativas antecipadas. O eurodeputado acredita que, se se realizarem em breve, o PS teria um bom resultado.
“Estou convencido que, se se realizassem eleições a curto prazo, o Partido Socialista teria boas condições para obter um bom resultado eleitoral. Não sei se chegaria para ter maioria absoluta ou não mas teria boas condições para obter um bom resultado eleitoral”, remata.
Esta linha de pensamento de Francisco Assis foi seguida também na coluna de opinião que o eurodeputado assina esta quinta-feira no jornal “Público”.