Cada página de história que o Benfica escreve na Liga dos Campeões é sintoma da aposta forte no futebol feminino, no entender Carla Couto, que acredita que as campeãs nacionais podem chegar ainda mais longe na prova e pede que o clube lhes abra as portas do Estádio da Luz.
Em entrevista à Renascença, a antiga internacional portuguesa, que fez 145 jogos pela seleção, dá os parabéns "a toda a estrutura do Benfica" pelo histórico apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões: "Um marco importante tanto para estas jogadoras, como para o próprio clube, que tem vindo a investir fortemente nos últimos anos."
A antiga avançada, que partilhou balneário no 1.º Dezembro com a atual treinador do Benfica, Filipa Patão, também destaca a relevância do empate (4-4) das encarnadas diante do Barcelona, que, até quarta-feira à noite, só sabia vencer - depois do jogo no Seixal, são 23 vitórias e um empate para "a grande potência" do futebol feminino mundial.
"É só a afirmação do SL Benfica, pela qualidade das suas jogadoras, a qualidade do trabalho que tem vindo a ser realizado. Estas jogadoras não quiseram deixar de, em sua casa, perante os seus adeptos, fazer uma grande exibição e conseguir um empate contra o Barcelona", vinca.
Benfica merece a Luz para tentar surpreender colossos
Frente a Lyon, Paris Saint-Germain ou Chelsea, três colossos europeus, o Benfica vai "jogar para ganhar, fazer o melhor que puder e dar tudo em campo", garante Carla Couto. A antiga jogadora confia nos "grandes valores, grandes jogadoras e grande coletivo" ao serviço de Filipa Patão.
"É jogar o jogo pelo jogo e, no final, logo veremos se irá realmente a grande potência levar de vencida esta equipa, que já demonstrou que tem muito valor para continuar na prova", sublinha, a Bola Branca.
Muito adeptos que fizeram fila para ver o Benfica-Barcelona, no Seixal, bateram com o nariz na porta. Para os quartos de final, Carla Couto espera que o clube abra as portas do Estádio da Luz:
"Seria muito importante para o futebol feminino, em geral, e para aquelas jogadoras, que merecem enchermos um estádio. Dar esse prémio, também, a estas jogadoras, que tanto têm feito pelo futebol feminino."
Futebol feminino português está "no bom caminho"
Perante estes feitos do Benfica na Champions e os bons resultados recentes - excetuando a descida de divisão na Liga das Nações - da seleção, Carla Couto vê "um futuro risonho" para o futebol feminino nacional, "porque cada vez se tem vindo a trabalhar melhor em Portugal".
"As equipas portuguesas têm vindo a investir todos os anos nas suas equipas femininas, por isso, penso que estamos no bom caminho e temos vindo a fazer um trajeto muito sólido e muito consistente", afiança.
É um futebol feminino português com cada vez mais nome no panorama internacional, confia Carla Couto: "Sem dúvida. É um esforço comum a quem está ligado ao futebol feminino e que todos os dias trabalha para que as jogadoras tenham melhores condições."