Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Portugal vai receber seis milhões e 900 mil vacinas contra a Covid-19, sendo que uma primeira aquisição de cerca de 690 mil vacinas poderá chegar já em dezembro ao país, segundo confirmou o Infarmed à Renascença.
A remessa que Portugal irá receber está integrada num processo de aquisição conjunta de vários países da União Europeia, junto da farmacêutica AstraZenaca, com parte do valor a ser financiado pelo Instrumento de Apoio de Emergência da Comissão Europeia.
As vacinas serão distribuídas proporcionalmente, conforme o número de habitantes por país, sendo que Portugal ficará com um total de seis milhões e 900 mil vacinas.
A encomenda será processada quando existir uma vacina segura e aprovada contra a Covid-19. A vacina da AstraZeneca, farmêutica que tem também presença em Portugal, encontra-se na fase II/III de ensaios clínicos em larga escala, após resultados promissores na Fase I/II no que diz respeito à segurança e imunogenicidade.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 781 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.786 em Portugal.