Veja também:
O ministro dos Negócios Estrangeiros regressa este domingo a Lisboa. Augusto Santos Silva está a acompanhar a visita de Estado do primeiro-ministro à Índia, mas volta para Portugal mais cedo para estar presente nas cerimónias fúnebres de Mário Soares.
Fonte oficial do Governo explica que o regresso do chefe da diplomacia portuguesa se justifica pela possibilidade da estarem presentes representantes de países estrangeiros nas cerimónias.
Um minuto de silêncio por Mário Soares
O primeiro-ministro da Índia quis homenagear Mário Soares na sessão de abertura da convenção da diáspora indiana, que está a decorrer em Bangalore. Perante milhares de pessoas, foi cumprido um minuto de silêncio e o primeiro-ministro português, António Costa, convidado de honra da convenção, agradeceu a cortesia.
Mário Soares “desempenhou um papel decisivo nas relações entre Portugal e a Índia, tendo sido, enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, o condutor do processo que levou ao restabelecimento das relações diplomáticas entre os nossos dois países em 1974. Muito obrigado pela vossa homenagem”.
Depois, também Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, falou de Mário Soares como um dos responsáveis do restabelecimento de relações Portugal-Índia.
António Costa disse-se muito orgulhoso de ter origem indiana e referiu que também ele está a contribuir para o desenvolvimento da diáspora da Índia. Renovou, em seguida, o apelo a todos os que procuram onde investir, sublinhando ainda que Portugal tem uma reconhecida abertura e tolerância com os cidadãos estrangeiros.