Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Dados divulgados este sábado, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 223 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.
Os dados reportados este domingo, no que diz respeito aos casos por concelho, são superiores aos dados avançados pelo boletim geral da DGS.
Segundo o boletim deste domingo, nas últimas 24 horas registaram-se 152 novos casos. Se olharmos para os dados referentes aos concelhos, há 195 novos casos a registar. À Renascença, a Direção Geral da Saúde diz que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".
No entanto, à Renascença, o diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido atrasos no registo dos dados no SINAVE.
Lisboa (+31), Loures (+17), Amadora (+16), Cascais (+15) e Barreiro (+10) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS.
De acordo com o mesmo documento, 45 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19 face ao dia anterior
Lisboa ocupa o topo da tabela com um total 2177 infetados com o novo coronavírus, seguida de Vila Nova de Gaia (2177), Porto (1347) e Matosinhos (1269).
Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica.
Neste relatório, a DGS diz contabilizar 91% dos casos totais, na contagem por concelho - no entanto, o número de casos disponibilizados representa apenas 90% do total referido no relatório.
Portugal regista quase 10 mil novos casos de recuperação da Covid-19, este domingo. O boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de um total de 1.316 mortos (mais 14 que no sábado) e 30.623 infetados (mais 152, o que supõe um aumento de 0,5%, o mais baixo desde 11 de maio) pelo novo coronavírus.
O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de sábado, indica que, este domingo, há mais 9.844 pessoas recuperadas da Covid-19 que no dia anterior - é com larga margem, o número de recuperações mais alto desde o início da pandemia. No total, foram dadas 17.549 altas médicas, o que representa cerca de 57,31% do número total de casos confirmados.
Esta variação exponencial deve-se a uma mudança na metodologia no registo de dados no trace-covid, a plataforma de vigilância clínica criada para apoiar os profissionais de saúde no acompanhamento e monitorização dos doentes, conforme revelou a ministra da Saúde, na conferência de imprensa de sábado.
A taxa de letalidade mantém-se nos 4,3% (16,6% acima dos 70 anos).
O número de casos ativos tem assim uma redução acentuada, fixando-se nos 11.758. Há, agora, menos 9706 infetados com o novo coronavírus registados, face ao dia anterior.
A Renascença apresenta diariamente o número de casos ativos de Covid-19 em Portugal, num dashboard com todos os números da pandemia.
Para o cálculo deste indicador, foi subtraído ao total de casos acumulados o total de óbitos e recuperados. Contactada pela Renascença, a DGS não apresentou ainda esclarecimento adicional.