O Twitter anunciou uma nova política contra os conteúdos multimédia sintéticos ou manipulados que proíbe compartilhá-los de maneira enganosa para causar danos e também pode eliminar, marcar ou avisar os tweets que contêm esse tipo de material.
A rede social considera conteúdo manipulado aquele que foi "substancialmente editado", de uma forma que "altera significativamente a sua composição, sequência, tempo ou enquadramento", que possui informações visuais ou sonoras que foram adicionadas ou removidas ou que foram fabricadas ou simuladas para representar uma pessoa.
O Twitter indica, em comunicado, que não será possível compartilhar "de maneira enganosa conteúdo” manipulado com o objetivo de causar danos.
Além disso, esta nova política permite ao utilizador rotular esse tipo de conteúdo multimédia "para fornecer às pessoas informações sobre a autenticidade do conteúdo e oferecer um contexto adicional".
A rotulagem dos tweets que incluem os conteúdos multimédia manipulados terá início em 5 de maio, refere a nota.
Que tweets são visados
Rotular ou excluir uma mensagem terá em conta se o contexto em que o conteúdo multimédia foi compartilhado pode "gerar confusão ou mal-entendido" ou se é "uma tentativa deliberada de enganar as pessoas sobre a natureza ou origem do conteúdo, por exemplo, afirmando falsamente que isso reflete uma realidade".
Alguns desses danos específicos são para o Twitter as ameaças à segurança física de uma pessoa ou grupo, e risco de violência em massa ou agitação civil generalizada, exemplifica.
Também estão incluídos nesta categoria ameaças à privacidade ou capacidade de uma pessoa ou grupo de se expressar livremente ou participar num evento, como perseguição ou atenção indesejada e obsessiva; conteúdo específico que inclui tropos, epítetos ou material destinado a silenciar alguém; e supressão ou intimidação dos eleitores, acrescenta o comunicado.
Caso a rede considere que o conteúdo multimédia foi "alterado ou criado de forma significativa e enganosa", compromete-se a fornecer "um contexto adicional". Por exemplo, pode rotular a mensagem ou exibir um aviso aos outros utilizadores antes que eles o partilhem ou gostem.
Outras opções são reduzir a visibilidade do tweet na rede social e impedir que seja recomendado, além de fornecer "explicações ou esclarecimentos adicionais disponíveis, como redirecionar para outra página que adiciona mais contexto".