O Governo vai investir 15 milhões de euros na construção de novos e remodelação de centros de saúde. O projecto abrange os distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém.
Sintra recebe o maior investimento, cerca de 3,7 milhões de euros. O despacho foi publicado esta quarta-feira, em Diário da República e cabe agora aos municípios lançar os concursos das obras.
Em declarações à Renascença, Rui Nogueira, da Associação de Medicina Geral e Familiar, diz que se trata de uma boa notícia. Vem responder às necessidades de distritos “muito carenciados em instalações e em disponibilidade de médicos e outros profissionais”.
“Há médicos de família sem doentes”
Rui Nogueira sublinha que há neste momento um outro problema a ser resolvido. O responsável pela Associação de Medicina Geral e Familiar pede urgência na abertura do concurso para novos médicos de família.
O apelo é feito numa altura em há mais de 300 clínicos, que terminam agora a sua formação, e que estão à espera de colocação.
“São mais de 300 médicos de família que estão disponíveis para atender doentes e não é razoável termos doentes sem médicos de família e médicos de família sem doentes. É muito importante aproveitar o investimento de quatro anos na formação destes médicos. Era muito importante que o Sr. Ministro conseguisse desbloquear os concursos”, apela Rui Nogueira.