O Antuérpia é uma “equipa completa”, que vai querer “mandar” na receção ao FC Porto.
João Silva, defesa do Kortrijk, que esta época já visitou o adversário dos dragões na Liga dos Campeões, deixa o alerta à equipa de Sérgio Conceição: o campeão belga “é uma equipa que gosta de construir desde trás, de mandar no jogo”.
“Tem alas muito rápidos e fortes no um para um, dois médios com muito potencial e já internacionais pela Bélgica, o ponta de lança Vincent Janssen que é um jogador experiente e segura muito bem a bola e, claro, o central Toby Alderweireld, que tem muita experiência de Liga dos Campeões. Têm uma equipa completa e, em casa, vão querer assumir o jogo”, explica, em entrevista a Bola Branca.
Apesar das dificuldades que o Antuérpia pode criar aos azuis e brancos, João Silva acredita que o FC Porto “tem todas as condições para vencer” na Bélgica.
“Não acho que vá ser fácil, mas, tendo de escolher um favorito, escolheria o Porto pela experiência que tem na Liga dos Campeões e até pelas características individuais, tem melhor equipa. No entanto, vai ser um jogo complicado e o Antuérpia, a jogar em casa, vai querer mostrar que pode vencer”, considera.
Estádio onde é “difícil jogar”
João Silva já jogou em Antuérpia esta época, num encontro que “não correu da melhor maneira”. O Kortrijk saiu do Bosuilstadion com “um resultado pesado” de 6-0.
O defesa português alerta os dragões para a visita desta quarta-feira: a casa do campeão belga não é um recinto fácil de visitar e é um fator favorável à equipa de Mark van Bommel.
“Um ambiente muito forte e adeptos sempre a puxar pela equipa. Não é um estádio que leva muita gente, mas está sempre cheio e um ambiente muito bonito. Considero que é difícil jogar lá para qualquer equipa”, conta, à Renascença.
Evoluir e dar o salto, com foco no presente
O defesa central português cumpre a segunda época na Bélgica, após dois anos na Croácia. João Silva representou o Sporting na formção durante seis épocas e chegou ao Kortrijk, na primeira liga belga, à procura de dar um passo em frente na carreira.
“Foi um campeonato que me surpreendeu muito pela competitividade. Estou a gostar da experiência, acho que me está a fazer evoluir e estou a fazer uma boa temporada, portanto é continuar”, explica.
Titular habitual no atual 15º classificado da Pro League, João Silva não esconde que sonha com voos mais altos. Apesar do objetivo de “dar o salto”, o jogador de 24 anos foca-se no presente e prefere pensar semana a semana.
“Claro que todos temos os nossos objetivos e os nossos sonhos. Quero fazer uma boa temporada, quero dar o salto, quero continuar a evoluir, mas acho melhor pensar no curto prazo, fazer o meu melhor já no próximo jogo e, desta forma, de certeza que boas coisas irão aparecer”, acredita.
O FC Porto recebe o Royal Antwerp esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, a partir das 20h00. O jogo da terceira jornada do grupo H da Liga dos Campeões tem relato e acompanhamento ao minuto na Renascença, em rr.pt.