O Papa Francisco aterrou esta sexta-feira de manhã no Aeroporto Internacional de Budapeste, dando início a uma visita de três dias à Hungria.
Entretanto, o Santo Padre seguiu para uma cerimónia de boas-vindas na praça do Palácio Sándor, pelas 10h00 (hora portuguesa), onde se reuniu com a Presidente da República da Hungria, Katalin Novák, e Viktor Órban, primeiro-ministro do país.
No encontro com a chefe de Estado, o Papa assinou o Livro de Honra do palácio: "Venho como peregrino e amigo da Hungria, país rico de história e de cultura; de Budapeste, cidade de pontes e de santos, penso na Europa inteiro e rezo para que unida e solidária seja também nos nossos dias casa de paz e profecia de acolhimento".
Pelas 11h20, Francisco vai encontrar-se com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático da Hungria, no ex-Mosteiro Carmelita.
O primeiro dia de visita terminará com um encontro entre o Santo Padre e os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, consagradas, seminaristas e agentes da pastoral na Concatedral de Santo Estêvão.
[Notícia atualizada às 11h10 de 28 de abril de 2023]