O Governo alivia as restrições ao consumo de água no Algarve.
A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro após a reunião da Comissão de Acompanhamento dos efeitos da seca.
O Explicador Renascença esclarece.
Houve um desagravamento da seca?
Todos os dados apontam nesse sentido. De resto, o Governo justifica esta decisão com base nas análises feitas do Ministério da Agricultura, do Instituto do Mar e da Atmosfera e da Agência Portuguesa do Ambiente, que concluem que a situação hidrológica evoluiu de forma positiva no Algarve.
Tudo por causa da chuva que caiu nos últimos meses e que ajudou a repor os níveis nas albufeiras.
Em fevereiro, a situação de alerta obrigou o anterior Governo socialista a adotar medidas de contingência que previam reduções de consumo de 25%, para a agricultura, e de 15%, para o setor urbano.
É um alívio nas restrições igual para agricultura e uso urbano?
Em termos absolutos, sim.
O primeiro-ministro sublinhou que o Governo vai aprovar um alívio de cerca de 20 hectómetros cúbicos na restrição que está hoje em vigor.
No entanto, o setor da agricultura absorve a maior parte deste alívio, porque foi a atividade mais penalizada com as reduções introduzidas pelo anterior Governo.
Como reagem os agricultores?
Consideram este anúncio positivo. No entanto, a Associação de Regantes do Sotavento Algarvio lamenta que o setor não tenha sido consultado.
Em declarações à Renascença, Macário Correia, diz desconhecer o detalhe deste alívio anunciado pelo Governo e considera que as medidas podem não ser suficientes e até já chegam tarde.
E no caso do turismo?
Também está incluído neste alívio no consumo. Sendo que os hoteleiros do Algarve já assumiram o compromisso de reduzir ao longo deste ano os seus consumos de água em 15%.
E há, já, medidas que estão a ser adotadas pelos hotéis. Por exemplo, redutores de caudal nas torneiras - que no caso dos duches, deverá ser inferior a 9 litros por minuto, em vez dos habituais 12 litros.
Já nas piscinas, garantir que a renovação diária de água não vai além de 3% do seu volume.
Outra das medidas adotadas pelos hotéis: manter níveis de rega mínimos nos jardins e espaços verdes.
Pessoas podem usar piscinas dos hotéis sem restrições?
Sem quaisquer restrições, uma vez que a redução do volume de água a renovar todos os dias não impede a utilização das piscinas.
No caso dos duches, os hotéis já adotaram redutores de caudais nas torneiras e continuam a apostar bastante na sensibilização dos clientes para que façam um uso racional da água e reutilizem as toalhas, como forma de evitar o desperdício.