Em Salvaterra de Magos arrancam esta segunda-feira os trabalhos de limpeza, na sequência do tornado que atingiu o local na véspera de Natal.
O autarca Hélder Esménio explica que a limpeza é precisamente a maior tarefa que as autoridades têm pela frente.
“A recolha de todo o tipo de detritos que estão espalhados ao longo destes cerca de 10 quilómetros de traçado do tornado”, diz.
“O que temos agora espalhado pelo terreno são chapas de uma cobertura de uma dependência agrícola que criava animais e que vamos ter de recolher e transportar para tratamento. Também vamos encontrar resíduos de uns painéis fotovoltaicos que voaram com o vento, chapas de sinalização do trânsito e postes de iluminação pública que vamos ter de cortar e colocar na margem para evitar danos pessoais.”
O presidente da autarquia espera ainda que as limpezas acabem até ao final da semana, mas acredita que irá precisar de apenas três dias. “Percecionamos que nos próximos três dias conseguimos fazer esta limpeza, ou o essencial pelo menos, do espaço público ou eventualmente nalguma propriedade, de alguma situação de maior risco para os próprios.”
O tornado que atingiu Salvaterra de Magos no dia 24 de dezembro provocou a queda de largas dezenas de árvores e fez também estragos em habitações e viaturas.