A marca italiana Lamborghini ofereceu, esta quarta-feira, ao Papa Francisco uma edição única do modelo Huracan, de cor branca, com listas douradas.
O desportivo de luxo, já autografado, vai ser leiloado pela Sotheby’s. O lucro vai ser depois entregue ao Papa que já decidiu entregar o dinheiro a instituições que trabalham em diferentes projectos: o regresso dos cristãos à planície de Ninive, no Iraque (Fundação “Ajuda à Igreja que sofre”); ajudar as mulheres a sair do tráfico e da prostituição (projecto “Casa Papa Francesco”) e duas associações italianas presentes em África (“Gicam” e “Amici del Centrafrica”).
Esta não é a primeira vez que o Papa recebe este tipo de presente. Em 2013, Francisco recebeu uma edição especial da Harley Davidson Dyna Super Glyde, feita por ocasião dos 110 anos da marca americana. O veículo foi leiloado, juntamente com um blusão de motard assinada pelo Papa, pela Bonhams, em Paris, e o dinheiro doado a instituições de caridade.
Em Fevereiro de 2015, uma segunda Harley, que tinha sido anteriormente oferecida a Bento XVI, também foi leiloada.
Já em Janeiro de 2016, um casal americano pagou perto de 70 mil euros pelo Fiat 500 que transportou o Papa durante a sua visita aos Estados Unidos. O dinheiro foi novamente cedido a instituições de solidariedade social.