O primeiro-ministro da Ucrânia apresentou esta sexta-feira a sua carta de demissão. Este anúncio acontece depois de Oleksiy Honcharuk ter sido gravado a dizer que o Presidente Volodymyr Zelensky nada sabia sobre economia.
Esta manhã, Honcharuk fez uma publicação na rede social Facebook, onde deixou largos elogios à governação de Zelensky.
"Ele é para mim um modelo de abertura e decência", começou por escrever. "Para tirar qualquer dúvida sobre nosso respeito e confiança no Presidente, escrevi uma carta de demissão e entreguei-lhe com o direito de enviá-la ao Parlamento", acrescentou.
Contudo, não é claro que o primeiro-ministro queira de facto colocar o lugar à disposição ou se for forçado a demitir-se. Quando foi confrontado com a pergunta se estava preparado para sair, disse para “não serem tiradas conclusões precipitadas”.
O primeiro-ministro demissionário recusou responder se estava a ser ameaçado com uma demissão
Honcharuk, um advogado de 35 anos, nascido numa família de políticos ucranianos, foi nomeado pelo Parlamento da Ucrânia em Agosto de 2018 e estabeleceu uma ambiciosa agenda de reformas desde que assumiu o cargo. Garantiu um acordo provisório do Fundo Monetário Internacional (FMI) para um programa de empréstimos de três anos, visto como essencial para manter a confiança dos investidores e a estabilidade económica.