O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que um conflito com a Coreia do Norte é possível, mas garante preferir uma solução diplomática.
“Há a possibilidade de termos um grande, grande conflito com a Coreia do Norte. Absolutamente”, disse Donald Trump numa entrevista à Reuters.
O líder norte-americano acrescenta que a sua administração está a preparar uma série de sanções económicas contra o país, sem tirar a opção militar de cima da mesa.
Segundo Trump, o seu secretário de Estado, Rex Tillerson, vai pressionar o Conselho de Segurança das Nações Unidas a viabilizar as novas sanções.
“Adoraríamos resolver as coisas diplomaticamente, mas é muito difícil”, acrescentou.
Quanto à China, Trump considera que o Presidente Xi está a “trabalhar arduamente” para evitar a guerra. “Ele certamente não quer distúrbios e mortes. É um bom homem”.
Os Estados Unidos e a Coreia do Norte têm "trocado galhardetes" nos últimos meses e a situação agravou-se com a insistência de Pyongyang de realizar testes balísticos e nucleares, quebrando o que está acordado com as Nações Unidas. Os norte-americanos já reforçaram a presença militar na região, alegadamente para exercícios militares com a Coreia do Sul.