A duas jornadas do fim, ainda se fala em luta pelo título, embora dificilmente este campeonato escape ao FC Porto que, 11 anos depois, pode voltar a festejar no Estádio da Luz. De 2011, fica na memória dos adeptos o "banho" proporcionado aos campeões pelo sistema de rega e os festejos portistas, às escuras, porque alguém desligou os holofotes do Estádio da Luz.
Com ironia, Manuel Serrão espera que, dadas as boas relações entre Rui Costa e Pinto da Costa, desta vez haja "fair-play". O Porto está um empate de ser campeão, mas o empresário e adepto portista não olha de ânimo leve para o clássico do próximo sábado.
"Eu olho com alguma apreensão, porque não é um dado adquirido. Mas ficava muito satisfeito, ainda por cima agora que os presidentes se dão muito bem", diz, acrescentando: "Desta vez a festa vai ser às claras, sem rega, mais seca".
O Porto pode conquistar o campeonato sem vencer, necessitando, para isso, que o Sporting não triunfe contra o Portimonense, no sábado, com o jogo a começar depois de terminado o clássico. Ainda assim, Manuel Serrão quer vencer na Luz, para acrescentar brilho à festa.
"Fazer uma festa na Luz com empate é sempre uma festa, mas não tem tanto gozo. Claro que o gozo é muito maior se além de sermos campeões, ganharmos o jogo. Mas se houver empate faremos a festa na mesma", garante o portista.
Quanto à hipótese de beneficiar da derrota do Sporting, Serrão acredita que "quanto mais depressa formos campeões melhor", mas que quer "fazer a festa na Luz, sem precisar do resultado do Sporting".
Terceiro campeonato em cinco anos
Caso o Porto vença o título, os comandados do técnico Sérgio Conceição conquistam o terceiro campeonato dos últimos cinco anos, o que é um sinal positivo para Manuel Serrão:"Se nós continuarmos sempre, em cada dez anos, a ganhar mais que cinco, já me dou por satisfeito", adita.
Ainda que não seja certo, já muitos adeptos dão como garantida a conquista do campeonato, Manuel Serrão é um deles. "Não tenho dúvidas nenhumas [de que o Porto vai ser campeão], era o que mais faltava a precisarmos de um ponto em duas jornadas, não sermos campeões. Sinceramente, nem me passa pela cabeça".
O Porto defronta o Benfica no sábado, às 18h00. Logo depois, às 20h30, o Sporting defronta o Portimonense, no Algarve. Jogos com relato, em direto, na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.