Está fechado acordo entre o Hospital Garcia de Orta e as misericórdias, que permite resolver o problema de falta de médicos naquele hospital.
Há já uma equipa de médicos pediatras do Norte e Centro do país disponível para fazer face à falta de médicos que se tem feito sentir sobretudo durante os fins-de-semana, como explica Manuel Lemos, da União das Misericórdias.
“Este apoio que vamos dar, nomeadamente aos fins-de-semana, nas urgências do hospital Garcia de Orta, nesta primeira fase, é necessariamente um apoio pontual. Agora estamos a tentar operacionalizar isso.”
“Já temos a disponibilidade de um grupo de profissionais e os nossos profissionais e as nossas equipas estão a montar agora a forma de responder a isto com a maior brevidade”, diz.
Para já a ajuda é para o Garcia de Orta, mas Manuel Lemos não põe de lado a hipótese deste apoio chegar a mais hospitais.
“Para já vamos ajudar o Garcia de Orta, uma coisa de cada vez, e depois logo veremos. Também veremos quantos médicos temos, quantos mais haverá. Embora sejam pagas despesas e o trabalho, não deixa de ser um trabalho voluntário, porque é um trabalho de grande disponibilidade por parte dos médicos”, conclui.