No Dia Mundial do Refugiado, Portugal recebeu esta terça-feira 33 refugiados provenientes da Turquia, acolhimento que decorre em articulação com a União europeia e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Em comunicado, o gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, sublinha esta chegada, indica que Portugal já recebeu “ao abrigo da proteção humanitária, desde finais de 2015 ― mais de 72 000” refugiados.
O gabinete sublinha a importância dos compromissos que o país tem vindo a assumir no plano internacional.
“No total, são mais de 130 as nacionalidades das pessoas acolhidas ao abrigo da Proteção Internacional e Temporária nos últimos sete anos que formaram e robusteceram novas comunidades no nosso país, contribuindo assim para a riqueza do diálogo e da diversidade cultural que tão bem nos caracteriza".
Por último adianta que “o acolhimento e integração destas pessoas é uma prioridade para o Governo”. E que “em articulação com várias áreas governativas e serviços tem sido possível levar a cabo este desafio para o qual a cooperação com os municípios e a sociedade civil se tem revelado determinante.”