O Instituto Nacional de Estatística (INE) suspendeu o contrato com a com a empresa Cloudflare, que fornece serviços de segurança na Internet e proteção de servidores contra ataques informáticos.
A decisão foi anunciada esta terça-feira, através de um comunicado, e surgiu depois de a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ter suscitado “dúvidas relativamente ao enquadramento jurídico da subscrição de serviços de desempenho e segurança no âmbito da operação censitária com a empresa Cloudflare”.
Na resposta, o INE assegura que a "a plataforma de recolha dos Censos 2021 é segura", mas, ainda assim, decidiu “suspender totalmente a subscrição destes serviços para que não subsistam quaisquer dúvidas no âmbito da segurança da informação".
O INE acrescenta que “o resultado desta ação não irá afetar a segurança do site do Censos 2021, continuando a ser assegurada a total proteção dos dados pessoais. A forma de resposta pela população não será igualmente afetada, mas poderá ocorrer uma diminuição da rapidez de acesso ao site de recolha dos Censos”.