O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, diz estar confiante na presença do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), que se realiza entre 1 e 6 de agosto, no Parque Tejo.
D. Manuel Clemente deixou uma palavra de conforto à saída da Missa do Corpo de Deus: "Com certeza o nosso querido Papa Francisco vai estar connosco em agosto. Cheio de vontade está ele e nós também".
Questionado sobre o encontro do Papa Francisco com as vítimas de abusos sexuais na Igreja portuguesa, D. Manuel Clemente disse que será um encontro discreto.
Uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, durante a tarde de quinta-feira, indica que Francisco passou o dia a descansar. Os parâmetros relacionados com a respiração estão normais e o pós-operatório está a correr de forma regular.
O Papa Francisco foi operado a uma hérnia intestinal, na quarta-feira, no Hospital Universitário Gemelli, em Roma.
A cirurgia programada durou três horas e decorreu "sem complicações".
“A intervenção cirúrgica e a anestesia geral decorreram sem complicações. O Santo Padre está bem e desperto. Falou com os colaboradores. Já está a trabalhar e disse piadas”, disse em conferência de imprensa o Doutor Sergio Alfieri, o cirurgião que operou o Papa.
Francisco deverá ficar internado durante uma semana. A agenda oficial foi cancelada até 18 de junho.