Os “spring breakers”, os estudantes americanos de férias durante o início da primavera, assustaram as autoridades da Flórida, um dos destinos mais populares para estes adolescentes.
Em Miami, as autoridades foram obrigadas a declarar estado de emergência e a impor um recolher obrigatório para prevenir mais ajuntamentos durante a pandemia.
Este fim-de-semana, multidões de estudantes invadiram as ruas, os bares e as praias de Miami, a capital do estado da Flórida. O recolher obrigatório em Miami, em vigor entre as 20h e as 6h da manhã, foi inicialmente pouco obedecido, e as autoridades chegaram a deter “pelo menos duas dúzias” de pessoas na quinta-feira e “pelo menos uma dúzia” na sexta-feira, segundo contaram as autoridades policiais à CNN.
Também à CNN, o mayor de Miami Beach, Dan Gelber, contou que “há demasiados a chegar, sem intenção de seguir as regras, e o resultado tem sido um nível de caos e desordem superior ao que nós conseguimos aguentar”.
Gelber lamentou as multidões, que comparou a “concertos de rock”, e até mencionou um incidente semelhante a um motim, depois de alguém ter disparado uma arma para o ar.
Também os espaços privados estão assustados com as grandes concentrações de pessoas e alguns hotéis na cidade optaram por parar de vender bebidas alcoólicas.
Dan Gelber já avisou que as autoridades não vão tolerar mais desordem por parte dos “spring breakers”, garantindo que “se vierem aqui porque querem desanuviar e pensam que vale tudo, por favor não venham”. “Temos polícias em todo o lado, vamos prender pessoas como temos prendido. Se quiserem perder as estribeiras aqui, vão para outro lado. Não vos queremos”, vincou Gelber.
Para já, o recolher obrigatório está previsto durante as próximas 72 horas, mas o jornal Miami Herald adianta este domingo que as autoridades poderão prolongar a medida restritiva até 12 de abril, quando terminarem as férias da primavera.
Além do recolher, as autoridades vão fechar o acesso rodoviário à área de entretenimento cidade para todos os não-residentes, a partir das 21h das próximas noites.