China pousa nave em Marte. É o segundo país a chegar ao planeta vermelho
15-05-2021 - 13:42
• Reuters
Depois de quase sete meses de viagem, a nave terá chegado a Marte pelas 00h18 deste sábado, pela hora de Lisboa. O robot, chamado Zhurong, irá iniciar uma extensa recolha de dados.
Uma nave chinesa pousou com sucesso na superfície de Marte, na madrugada deste sábado, informou a agência de notícias estatal Xinhua. Assim, a China torna-se no segundo país, depois dos Estados Unidos, a chegar ao quarto planeta do Sistema Solar.
A nave Tianwen-1 pousou numa vasta planície, conhecida como Utopia Planitia, "deixando pela primeira vez uma pegada chinesa em Marte", diz a agência Xinhua.
A operação começou pelas 17h00 da passada sexta-feira, com o módulo de pouso a separar-se a nave-mãe em órbita. Três horas depois terá entrado na atmosfera marciana.
A hora oficial de pouso terá sido pelas 00h18 de sábado (hora de Lisboa). Depois de pousar, o robot levou mais de 17 minutos para desdobrar os seus painéis solares e a antena para enviar os primeiros sinais, com o sucesso da operação.
O robot, chamado Zhurong, irá agora inspecionar o local de pouso antes de deixar a sua plataforma para realizar inspeções.
Com o nome mitológico de um deus do fogo chinês, Zhurong possui seis instrumentos para recolha de dados, incluindo uma câmera de topografia de alta resolução.