Depois de diversa informação recolhida, a PSP visitou dois lares ilegais no concelho de Loures numa operação de fiscalização que visou aferir o estado físico e emocional dos utentes e prevenir e reprimir a prática de qualquer ilícito de natureza criminal.
Segundo uma nota enviada nesta quinta-feira às redações, foi possível apurar que as duas estruturas de apoio a idosos funcionavam, de modo ilegal, em duas habitações distintas.
Os dois lares “acolhiam cerca de duas dezenas de pessoas idosas”, que mostravam, “após interação com as mesmas”, estar “higienizados, nutridos e sem sinais de maus-tratos”, refere o comunicado.
“Verificou-se ainda a ausência, em ambas as residências, de diversos equipamentos obrigatórios por lei em lares, por forma a dar melhores condições de vivência aos seus utentes”.
Assim, a operação de fiscalização deu origem a quatro autos de notícia (dois para cada lar): um por contraordenação por falta de licenciamento e outro por diversas infrações à legislação que regulamenta o funcionamento dos lares.
Os relatórios serão remetidos às competentes autoridades.
A operação decorreu no dia 17 de maio. A PSP de Loures “apela à colaboração de todos no sentido de denunciarem situações desta natureza, contribuindo desta forma para a prevenção e repressão de eventuais situações de maus-tratos”.