Os CTT vão lançar uma série de selos comemorativos dos 50 anos do estabelecimento da Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL).
A comunidade celebra os 50 anos da sua formação com uma série de eventos a decorrer na Mesquita Central de Lisboa e o lançamento oficial dos selos está integrada nesta programação, que conta com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, de António Guterres e do imã da Universidade de al-Azhar, no Egipto, a principal instituição de ensino do mundo muçulmano sunita.
A cerimónia de lançamento será às 16h de sexta-feira, na Mesquita.
A primeira comunidade muçulmana oficial na Península Ibérica desde a reconquista cristã foi formada em 1968 por estudantes islâmicos oriundos das colónias portuguesas. Seriam precisos mais nove anos, contudo, para que a Câmara Municipal de Lisboa cedesse o terreno em que viria a ser construída a Mesquita Central.
São quatro os selos lançados pelos CTT, com imagens alusivas à vida da comunidade.
Numa nota enviada à Renascença, os Correios dizem que “voltam assim a mostrar que procuram sempre através da filatelia e de acordo com os seus propósitos, evocar nas suas edições e nas emissões de selos de cada ano, personagens, criações, efemérides, histórias e patrimónios do maior relevo internacional e nacional.”