O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, avisou esta terça-feira os membros da Aliança Atlântica que o tempo para "defender a liberdade e democracia é agora" e o lugar é a Ucrânia.
Na cerimónia comemorativa do 75.º Aniversário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que abriu a cimeira que decorre entre até quinta-feira em Washington D.C., Stoltenberg elogiou a determinação dos aliados no apoio à Ucrânia, mas avisou que tem de continuar no futuro, apesar de ter custos e riscos.
"Não há opções sem custo com uma Rússia agressiva como vizinha. Não há opções sem risco numa guerra. O maior custo e o maior risco seria a Rússia ganhar na Ucrânia", disse, alertando que o resultado desta guerra vai moldar a segurança global nas próximas décadas.
"O tempo para defender a liberdade a democracia é agora. O lugar é a Ucrânia", garantiu.
Stoltenberg é secretário-geral da Aliança Atlântica desde outubro de 2014, e teve o mandato prolongado por quatro vezes - em 2017, em 2019, em 2022 e 2023. O sucessor vai ser Mark Rutte, até recentemente primeiro-ministro dos Países Baixos, com a tomada de posse marcada para 1 de outubro.