Mikel Arteta considera que o Arsenal-Benfica desta quinta-feira é um jogo-chave para os dois clubes. Longe dos objetivos previstos nos respetivos campeonatos, ambos têm na Liga Europa uma "tábua de salvação", mas só um a poderá agarrar.
"É um jogo importante e um jogo muito importante a nível mental e de confiança. Vai ditar se continuamos na competição. O Benfica é um adversário duro, é uma equipa de Liga dos Campeões, com um treinador muito experiente. Este jogo é uma final para ambos", observa o treinador do Arsenal.
Afastados do título inglês, os londrinos procuram garantir presença na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. Com essa meta a 11 pontos de distância, neste momento, na Premier League, a Liga Europa tem de ser ponderada como caminho para lá chegar.
"Enquanto for matematicamente possível [via campeonato], vamos tentar. Mas a Liga Europa também dá acesso à Liga dos Campeões [o vencedor entra diretamente na fase de grupos]. Temos de estar vivos em ambas as competições", diz Arteta.
Arsenal gosta da pressão
O Arsenal entra em vantagem no jogo desta quinta-feira, para a 2.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa, depois do empate a um golo na 1.ª mão, em Roma. O golo marcado pelos londrinos conta como golo fora.
Apesar de a temporada não estar a correr dentro do que eram as expectativas, o treinador espanhol reforça que o Arsenal sente-se bem neste tipo de jogos.
"Neste clube jogamos para vencer todas as competições em que entramos. Estes jogos são finais e essa é a pressão que queremos sentir. É muito melhor sentir a pressão de ter de vencer do que a pressão de não perder", sublinha.
Mikel Arteta confirmou que Rob Holding não estará disponível para o jogo. O defesa sofreu uma concussão e não viaja para a Grécia. Thomas Partey, que falhou a 1.ª mão, está perto da recuperação total e o treinador admite poder contar com o médio ganês.
O Arsenal-Benfica, relativo à 2.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa, realiza-se esta quinta-feira em Atenas, na Grécia. Terreno neutro devido às restrições nas viagens entre para o Reino Unido, no contexto de pandemia.
O jogo está marcado para as 17h55. Tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.