Bispo de Leiria-Fátima pede consensos para proteger os pobres face às dificuldades económicas
12-10-2022 - 19:30
 • Lusa

D. José Ornelas aludiu a 2022 como "um ano marcado por acontecimentos complicados a nível mundial", destacando a guerra na Ucrânia, que "põe em causa não só a segurança dos ucranianos, como dos povos vizinhos".

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, manifestou hoje o desejo de que os responsáveis políticos, nacionais e internacionais, procurem o consenso para ultrapassar as dificuldades económicas provocadas, nomeadamente, pela guerra na Ucrânia.

"Que os mais pobres não sejam eles, de novo, a pagar a fatura do que estamos a viver", disse José Ornelas em conferência de imprensa no âmbito da peregrinação de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima.

O prelado, que é também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), assegurou que este "é um tema que a Igreja acompanha, preocupada com os mais pobres".

D. José Ornelas, que aludiu a 2022 como "um ano marcado por acontecimentos complicados a nível mundial", destacando a guerra na Ucrânia, que "põe em causa não só a segurança dos ucranianos, como dos povos vizinhos", frisou que "em Fátima, o tema da paz, da preocupação com o mundo e o seu futuro" está sempre presente.

O bispo abordou ainda a caminhada sinodal que a Igreja Católica está a viver, e que culminará no Vaticano no próximo ano, caracterizando-a como "um movimento de mudança".