O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira sob aviso laranja os distritos de Beja, Braga, Castelo Branco, Évora, Guarda, Faro, Lisboa, Portalegre, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu devido ao calor.
O aviso vai vigorar até às 18h00, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
Já os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra e o arquipélago da Madeira encontram-se sob aviso amarelo até às 18h00 desta quarta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Segundo o IPMA, a temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Beja com 42 graus, seguida de Évora e Castelo Branco com 41 graus e Portalegre e Santarém com 40.
O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, Lisboa, Viseu, Braga e Bragança 38 e Faro 36 graus.
Mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio
Devido ao tempo quente, mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Bragança vão estar em perigo máximo de incêndio rural e vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental encontram-se em perigo muito elevado e elevado de incêndio.
Segundo as previsões do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até domingo.
Para esta quarta-feira prevê-se a continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, sendo fraco a moderado do quadrante oeste e pequena descida da temperatura máxima no litoral das regiões norte e centro e pequena subida no Algarve.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 42ºC, em Beja, e os 25ºC, em Aveiro, e as mínimas entre os 24ºC, em Portalegre, e os 17ºC, em Leiria e Setúbal.