Coletes amarelos. Governo francês aperta certo a manifestações ilegais
07-01-2019 - 22:47

“Temos que preservar o direito à manifestação em França e temos que sancionar aqueles que violam a lei”, afirma o primeiro-ministro.

O Governo francês tenciona aprovar legislação contra manifestações não autorizadas em resposta aos violentos protestos do movimento “coletes amarelos”, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro.

Edouard Philippe falava em entrevista à estação TF1, dois dias depois de manifestantes terem causado distúrbios no coração de Paris, pelo sétimo fim de semana consecutivo.

“Temos que preservar o direito à manifestação em França e temos que sancionar aqueles que violam a lei”, afirmou o chefe do Governo.

Quem não respeitar a obrigação de declarar os protestos às autoridades e quem participar nessas manifestações será sancionado pela justiça.

O Governo poderá criar a nova lei à imagem da legislação francesa contra o hooliganismo. As medidas deverão entrar em vigor em fevereiro.

Edouard Philippe também avisou que os vândalos serão obrigados a pagar pelos estragos que provocarem.

As manifestações do último sábado ficaram marcadas por incidentes graves, como a invasão a um edifício governamental, a agressão a polícias e um incêndio num barco-restaurante.