Os Guns N' Roses são uma das bandas que suscitam mais nostalgia em relação aos anos 80 e 90, uma evidência que é agora comprovada pelo YouTube, considerada a maior plataforma de partilha de vídeo do mundo. “Sweet Child O’ Mine” é o primeiro videoclipe dos anos 80 a chegar aos mil milhões de visualizações.
Em média, em 2019, o videoclipe – que dá imagem a um ‘single’ de 1988 do álbum “Appetite for Destruction” – é visto 590 mil vezes por dia.
Este galardão oficioso do YouTube junta-se ao que a banda californiana já detinha em relação aos anos 90: nessa década, apenas “November Rain” (uma balada incluída no álbum “Use Your Illusion I”, de 1991, e lançada em "single" em 1992) faz parte do chamado “YouTube Billion Views Club”.
A banda – que está em digressão há mais de três anos, com os membros originais Axl Rose, Slash e Duff McKagan – tem mais de 6,7 milhões de subscritores no YouTube e está no top 200 dos artistas mais vistos em 2019 no YouTube. O canal dos Guns N' Roses tem uma média de 3,1 milhões de visualizações diárias neste ano.
Os cinco videoclipes mais vistos dos anos 80
- Guns N' Roses - "Sweet Child O' Mine": mil milhões de visualizações
- a-ha - "Take On Me": 943 milhões
- Cyndi Lauper - "Girls Just Want To Have Fun": 786 milhões
- The Police - "Every Breath You Take": 699 milhões
- Michael Jackson - "Billie Jean": 694 milhões
Os cinco videoclipes mais vistos dos anos 90
- Guns N' Roses - "November Rain": 1,2 mil milhões de visualizações
- Nirvana - "Smells Like Teen Spirit": 968 milhões
- The Cranberries - "Zombie": 962 milhões
- Whitney Houston - "I Will Always Love You": 859 milhões
- 4 Non Blondes - "What's Up": 765 milhões