A semana adivinha-se calma em Bruxelas, com muitos comissários em viagem para Nova Iorque, para a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, responsável pela política externa, e Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, vão aproveitar a deslocação aos Estados Unidos para encontros com vários dos seus homólogos de todo o mundo. O grande ausente em Nova Iorque será o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
Hoje são conhecidos os finalistas do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015. Os candidatos são nomeados pelos eurodeputados e os grupos políticos do Parlamento Europeu. Depois, desta lista, a comissão de Assuntos Externos selecciona três finalistas. Os seus nomes são anunciados, esta tarde, pelo Parlamento Europeu.
Ainda esta segunda-feira, na capital francesa, arranca o Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos. Participam representantes de 90 organizações sindicais nacionais de 39 países europeus. Estão previstas as intervenções dos presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, bem como da comissária para o Emprego e Assuntos Sociais, Marianne Thyssen.
Amanhã, o Eurostat divulga os indicadores de negócio na União Europeia e na Zona Euro relativos ao mês de Setembro.
A meio da semana, na quarta-feira, há reunião semanal da Comissão Europeia. Em agenda a aprovação da União de Mercado de Capitais. Também nesse dia são actualizados os dados do desemprego na zona Euro. Em Julho a taxa baixou para 10,9%, o valor mais reduzido na Zona Euro desde Fevereiro de 2012.
Quinta-feira há reunião dos ministros responsáveis pela Competitividade da União Europeia e há um Colóquio Europeu de Direitos Fundamentais sobre a luta contra o anti-semitismo e o anti-islamismo.
Ao longo de toda a semana, prosseguem as negociações entre o Governo grego e os credores europeus. Eles contam decidir nos próximos dias as medidas prioritárias a ser implementadas pelo executivo de Alexis Tsipras. A lista de prioridades deve esta fechada até ao próximo encontro do Eurogrupo, na segunda-feira, 5 de Outubro.