Saúde. Administradores hospitalares não acreditam em onda de demissões no SNS
14-06-2024 - 07:00
 • Alexandre Abrantes Neves , João Malheiro

Xavier Barreto considera que a demissão do conselho de administração do hospital de Viseu é lamentável.

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares não acredita numa onda de demissões no Serviço Nacional de Saúde, depois da demissão em bloco da administração da Unidade Local de Saúde de Viseu, depois de declarações da ministra Ana Paula Martins.

À Renascença, Xavier Barreto alerta, contudo, que só com estabilidade nos hospitais é que será possível ultrapassar as dificuldades durante o verão.

"Os conselhos de administração são indispensáveis e, num momento que é difícil, precisam de estar motivados e empenhados", aponta.

A ministra da saúde afirmou que há lideranças fracas no SNS, nomeadamente em hospitais que já têm médicos a exceder as 150 horas extraordinárias - o que já aconteceu na ULS de Viseu.

No entanto, Xavier Barreto considera que a demissão deste conselho de administração é lamentável, pois era "muito empenhado" e tinha já uma experiência vasta.

"Alguns administradores tinham sido nomeados sem cumprir critérios de formação, percurso e experiência. Esses, naturalmente, levantam dúvidas. Não era o caso do hospital de Viseu", refere.