A ovelha Choné, uma das personagens de animação mais populares em todo o mundo, voltou à Terra - e em segurança - depois da viagem à Lua que começou no ano passado, com o foguetão Artemis I.
Uma estatueta de 16 centímetros de altura, de representação da personagem, percorreu quase 1.5 milhões de milhas (22.5 mil milhões quilómetros) na missão da Agência Espacial Europeia (ESA).
A pequena estatueta passou por um programa de treinos antes da viagem, semelhantes às dos astronautas - os reais -, como os simuladores de gravidade zero.
Peter Lord, cofundador da Aardman Animations, estúdio de criação da personagem, partilhou na sua página do Twitter uma imagem que mostra a ovelha Choné, acompanhada pelo certificado da viagem entregue pela NASA. “A comemorar o retorno triunfal da @shaunthesheep, de uma viagem de 1.4 milhão de milhas, duas vezes ao redor da Lua! Um dia ótimo. E muito obrigado e elogios para @esa, que a enviou no seu caminho no Artemis 1”, pode-se ler.
Sem humanos a bordo, a ovelha mais conhecida dos bonecos animados viajou na Artemis 1 como passageiro, enquanto o foguetão era controlado desde o solo.
David Parker, diretor da ESA para exploração humana e robótica, afirmou que a viagem da Choné, “tem muito para nos ensinar sobre a ambição, o talento e a diversidade, valores necessários para a exploração do espaço na Europa”. “[A Choné] foi a nossa pioneira – a primeira astronauta da ESA a ir à lua e voltar”, acrescentou.
As futuras missões do Artemis vão incluir astronautas- agora, humanos- da ESA, ao mesmo tempo se tornam os primeiros europeus a trabalhar em órbita lunar e na superfície da lua. A próxima missão está programada para ocorrer no final do próximo ano.
A popularidade
da pequena ovelha é traduzida pelos milhões de seguidores nas redes sociais e
também na transmissão da série de televisão, que atualmente acontece em 170 países.