A medida faz parte do acordo camarário em Lisboa entre o Partido Socialista e Bloco de Esquerda “O valor da taxa turística será reavaliado até 1 de Janeiro de 2019”.
Segundo o “Diário de Notícias”, em 2018 não haverá alterações na taxa que é cobrada aos turistas que pernoitam em Lisboa, mas dentro de dois anos o actual montante de um euro pode ser revisto em alta.
Escreve o diário que esta foi a solução de compromisso encontrada entre as duas partes, que durante as negociações não chegaram a acordo quanto à subida imediata da taxa, uma exigência que o BE, pela mão do agora vereador Ricardo Robles, levou para a mesa das negociações.
Fonte camarária revelou que objectivo passa por avaliar primeiro a execução da taxa turística municipal, que no ano passado rendeu à autarquia 13 milhões e meio de euros, e só depois tomar uma decisão quanto a alterações ao valor que é cobrado aos turistas.
Tal como defenderam na campanha eleitoral, os bloquistas queriam que a taxa subisse para os dois euros - o valor que Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, tem defendido para a cidade - de forma a aumentar as receitas e investir quer na área da higiene urbana, quer na dos transportes públicos, sobretudo nas zonas da cidade que estão a sofrer maior pressão turística.
A taxa, em vigor desde 1 de Janeiro de 2016, traduz-se na cobrança de um euro por noite, até ao valor máximo de sete euros por dormida (por cada hóspede) em empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local - que cobram aquele montante aos respectivos hóspedes e o entregam à câmara.
O orçamento deste ano prevê arrecadar 15 milhões.