Parlamento aprova estado de emergência até 15 de janeiro
06-01-2021 - 14:55

O novo estado de emergência tem a duração de oito dias. “A atual situação epidemiológica mostra que precisamos de medidas excecionais”, declarou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Veja também:


A Assembleia da República debateu e aprovou esta quarta-feira a renovação do estado de emergência até 15 de janeiro.

O novo estado de emergência, com uma duração de oito dias, foi aprovado por PS, PSD e deputada não-inscrita Cristina Rodrigues.

Bloco de Esquerda, CDS e PAN abstiveram-se. Votaram contra PCP, PEV, André Ventura, do Chega, e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira.

“A atual situação epidemiológica mostra que precisamos de medidas excecionais”, declarou a ministra da Saúde, Marta Temido, durante o debate.

O ministro da Administração Interna fez um balanço das últimas semanas. Eduardo Cabrita refere que foram realizados 58 mil testes no dia 23 de dezembro, novo máximo diário, e os desafios de pandemia vão continuar nos próximos tempos.

De acordo com o governante, as medidas do estado de emergência têm sido proporcionais.

O BE anunciou hoje que voltará a abster-se em relação à renovação do estado de emergência, enquanto o PSD reivindicou uma "posição responsável" de apoio ao Governo nesta matéria, embora acusando-o de estar numa situação "de calamidade".

O Conselho de Ministros reúne-se na quinta-feira para acertar as medidas do novo estado de emergência.


O Parlamento já prevê o prolongamento do estado de emergência até fevereiro. Na conferência de líderes parlamentares, que se reuniu nesta quarta-feira, ficou marcado para dia 13 um debate sobre o prolongamento do estado de emergência, mas ficou também já reservado o dia 27 de janeiro para debater uma eventual renovação.

Portugal registou esta quarta-feira um novo máximo de casos de Covid-19. Foram confirmados 10.027 infetados no espaço de um dia e 91 mortes, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 446.606 casos da doença, dos quais 7.377 morreram e 352.225 conseguiram recuperar.

A ministra da Saúde alerta para dias “muito duros” que se aproximam e para nova “fase de imensa pressão no Serviço Nacional de Saúde”.

"Neste momento estamos novamente numa fase de imensa pressão no Serviço Nacional de Saúde, estamos a procurar responder, mas precisamos da ajuda de todos", disse a governante, reconhecendo ainda que "há, de facto, dificuldade em lidar com esta pressão". "Temos mesmo de ajudar a parar a transmissão do vírus", reforçou a ministra.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está em isolamento preventivo após um contacto com um caso positivo de Covid-19.

A SIC avança que Marcelo Rebelo de Sousa testou negativo, mas vai continuar em isolamento profilático.

O debate televisivo desta quarta-feira entre os candidatos presidenciais Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura mantém-se, mas o modelo ainda não está definido.