O ministro da Saúde garante que, até ao final desta semana, estará concluída a contratação de novos profissionais. Em causa está a compensação por causa da passagem dos enfermeiros para o regime de 35 horas semanais.
Adalberto Campos Fernandes garante até que algumas contratações podem avançar de imediato, sem esperar por sexta-feira.
"Não há necessidade de criar um clima de alarmismo artificial. Até ao final da semana todas essas contratações estarão na decisão dos hospitais e nalguns hospitais imediatamente, há bolsas de recrutamento e os próprios hospitais dizem que ativam a bolsa de recrutamento e esses profissionais entram", garantiu o ministro aos jornalistas esta terça-feira.
Já sobre o encerramento de serviços e de camas nalguns hospitais, por causa da greve dos enfermeiros às horas extraordinárias, Adalberto Campos Fernandes minimiza o protesto que, diz, não tem expressão.
"Não tem impedido [o bom funcionamento dos hospitais], há serviços mínimos fixados, é como qualquer outra greve. Esta greve tem pouca expressão, até porque são grupos de profissionais que normalmente fazem pouco trabalho [em horas] extraordinárias."