Um camião foi encontrado esta quarta-feira com 39 corpos num parque industrial em Essex, na Inglaterra. A polícia suspeita que as vítimas possam ser imigrantes clandestinos.
O motorista, de 25 anos, é da Irlanda do Norte e já foi foi detido, avança a imprensa britânica. A polícia britânica já confirmou que o camião entrou no país pela Bélgica.
O contentor foi encontrado esta madrugada, pelas 1h40 locais, no Parque Industrial Waterglade, em Grays, perto da margem do rio Tamisa, a cerca de 30 quilómetros de Londres.
Os óbitos das 39 vítimas - 38 adultos e um adolescente - foram declarados no local.
Em comunicado, as autoridades anunciaram a abertura de um inquérito ao caso. O superintendente-chefe Andrew Mariner fala de "um incidente trágico em que um grande número de pessoas perdeu a vida".
" As nossas investigações estão em curso para perceber o que aconteceu. Estamos no processo de identificação das vítimas, mas prevejo que esse possa ser um processo demorado", acrescentou o responsável.
O primeiro-ministro britânico afirmou-se “chocado com o trágico incidente” e disse que os seus pensamentos estão com os familiares das vítimas. Boris Johnson confirmou estar a receber atualizações constantes
Também a ministra do Interior britânica já veio lamentar o sucedido. Na rede social Twitter, Priti Patel diz estar "chocada e triste" com o caso, pedindo "espaço para as autoridades conduzirem as investigações".