A reportagem “Encalhados no Quintal da Europa” da jornalista Catarina Santos, da Renascença, recebeu uma menção honrosa no Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, na categoria Rádio.
O galardão é atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros. “Calar, nunca!”, da jornalista Ana Maria Ramos Aranha, da Antena 1, foi o vencedor na categoria Rádio.
"Encalhados no Quinta da Europa" é um trabalho assinado pela jornalista Catarina Santos, enviada à Grécia em 2016 para reportar a situação de migrantes e refugiados retidos na ilha de Lesbos e em Atenas, depois da entrada em vigor do acordo da União Europeia com a Turquia, que determinava a deportação de migrantes.
Conta ainda com o trabalho gráfico e de pós-produção de Rodrigo Machado, coordenação de Maria João Cunha e Pedro Rios, desenvolvimento de Tânia Barreira e produção web de Luís Alves.
A reportagem “Encalhados no Quintal da Europa” já tinha sido distinguida, em Junho deste ano, com o prémio europeu "Migration Media Award", com o primeiro lugar da categoria rádio.
Em Novembro de 2016, ganhou os Prémios Obciber, da Universidade do Porto na categoria Reportagem Multimédia.