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As médias das notas dos exames subiram pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com o ranking das escolas 2020, divulgado esta sexta-feira. Nunca as médias foram tão altas, em 20 anos de ranking. As escolas privadas continuam a ganhar terreno e afastam as públicas dos lugares cimeiros.
O carácter excecional dos exames nacionais do ensino secundário, que só contaram como provas de ingresso ao ensino superior, parece explicar este aumento exponencial.
O Colégio Nossa Senhora do Rosário, do Porto, instituição de ensino com a melhor posição no ranking pelo sétimo ano consecutivo, apresenta um aumento de 2,13 valores e supera, pela primeira vez, a nota 17 na média de classificação externa das oito disciplinas mais concorridas.
A decisão inédita do Ministério da Educação de estabelecer que os exames nacionais não seriam levados em conta para a conclusão do ensino secundário foi justificada pela necessidade de reduzir o número de alunos nas escolas e vai repetir-se no presente ano lectivo.
À semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, não há nenhuma escola pública entre as 30 primeiras. O estabelecimento público mais bem classificado surge no lugar 36: a Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, regista uma média de 15,05, uma subida de quase três valores.
De acordo com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, o ano lectivo de 2019/2020 registou, face ao ano anterior, uma quebra de 23% no número de provas realizadas em primeira fase.
O mesmo relatório aponta para um "forte aumento" do número de provas realizadas à disciplina de inglês e um acréscimo na ordem dos 40% nas disciplinas de Física e Química A e Biologia e Geologia.
Já as disciplinas de História A, Português e Filosofia apresentaram uma redução no número de provas de cerca de 50%.
A disciplina de Biologia e Geologia é a que apresenta a melhor média nacional (14,4), seguida de Matemática A (13,7) e Geografia A (13,7). Entres as provas mais concorridas, Português regista a pior média de classificação nacional (12,6).
Pela primeira vez, cerca de 99% dos escolas secundárias consideradas no ranking apresentam nota positiva, na médias das oito provas. Apenas duas escolas, com mais de 100 provas realizadas, obtiveram uma classificação média inferior a 10 valores.
Do universo de escolas consideradas no ranking 2020, em 16, pelo menos 50% dos alunos do 12.º ano são beneficiários de ação social escolar (ASE). Deste grupo, a grande maioria situa-se na região Norte (13) e as restantes pertencem ao Centro do país (3). A média de classificação externa em todas estas instituições supera os 11 valores.