O PS quer que professores aposentados voltem a dar aulas?
05-03-2024 - 07:50
 • Sérgio Costa

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, rejeita a ideia. Diz que para solucionar a falta de professores o caminho não é fazer regressar quem já está aposentado.

Esta segunda-feira, num comício em Coimbra, Pedro Nuno Santos lançou a ideia de incentivar professores aposentados a voltarem a dar aulas.

O objetivo seria colmatar falhas na escola pública, enquanto não são contratados novos docentes.

O Explicador Renascença esclarece o que está em causa.

Qual é a proposta?

A proposta é dar incentivos a professores reformados para que voltem ao ensino.

A ideia é de Pedro Nuno Santos que pretende solucionar a falta de professores.

Que tipo de incentivos?

Essa é a parte da medida que não foi explicada. Pedro Nuno Santos não concretizou, mas depreende-se que esteja a falar de incentivos financeiros.

Contudo, importa dizer que, a concretizar-se, seria uma medida temporária. Pedro Nuno Santos também não especifica o espaço temporal da medida.

E os professores concordam?

Se olharmos para o que dizem os sindicatos, a primeira reação é negativa.

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, rejeita a ideia. Diz que para solucionar a falta de professores o caminho não é fazer regressar quem já está aposentado, mas valorizar a profissão de professor, ou seja, defende melhores condições salariais para os docentes no ativo e também como forma de atrair novas pessoas à profissão

Qual é o cenário atual nas escolas?

Ainda de acordo com a Fenprof, aumentou o número de alunos sem os professores a pelo menos uma disciplina. A estrutura sindical diz que são já "mais de 42 mil", e lembrou a questão do envelhecimento dos profissionais nas escolas.

Mário Nogueira questiona mesmo: Se o problema é o envelhecimento da classe docente, será que a solução passa por recuperar professores reformados? Aliás, recentemente num debate sobre educação foi antecipado um estudo da Fundação Belmiro de Azevedo onde se conclui que em muitas áreas não candidatos a professores com menos de 30 anos de idade

Quanto ganha um professor em início de carreira?

O vencimento base ronda os 1.500 euros antes de impostos. Que isto dizer que o vencimento líquido é cerca de 1050 euros.

Se a isto juntarmos o facto de os professores em início de carreira terem de se deslocar da sua área de residência e por isso terem de alugar casa, no atual quadro de rendas elevadas, percebemos facilmente que poderá não ser uma profissão atrativa.