O português Pedro Pichardo vai disputar a final masculina do triplo salto, depois de ter conseguido o melhor salto dos dois grupos de qualificação.
Pichardo voou 17.71 metros num salto fantástico e garantiu vaga na final que vai ser disputada na madrugada de quinta-feira, a partir das 3h00.
"O objetivo era passar a marca de qualificação. No primeiro ensaio não saiu, tive um erro na fase de step. E depois no segundo consegui passar a barreira de qualificação. Sinto-me bem, apesar de serem os primeiros Jogos Olímpicos. Acho que o principal está na minha cabeça, sinto-me bem preparado fisicamente. Agora é fazer o que sei fazer e veremos o que acontece. Sinto-me bem, preparado. Na quinta vou fazer o meu melhor, veremos o que acontece", afirmou o luso-cubano, em declarações à RTP.
A contrastar com o sucesso de Pedro Pichardo, Nélson Évora, campeão olímpico em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, teve a infelicidade de se lesionar na coxa direita. Apesar de não ter desistido, o atleta do Barcelona não foi além dos 15,39 metros, acabando na 27.ª posição.
Visivelmente emocionado, Nélson Évora foi cumprimentado pelos seus adversários naquele que foi, também, o momento da despedida de um dos nomes maiores do triplo salto em Portugal e no mundo.
Já Tiago Pereira ficou em 16.º lugar. O seu melhor ensaio foi de 16.71 metros, a 12 centímetros da repescagem para a final.